WGSN e as tendências para 2012

por Mariana de Moraes

Como assim 2012? Não acabamos de iniciar 2011? Pois é meninas, tudo na moda é assim.. previsto, analizado, programado. Afinal moda é expressão, desejo, resultado do comportamento humano e as agências de tendência estão aí para isso, para guiar os criadores de moda que  já vislumbram como será o outono/inverno 2012. E foi por meio de uma palestra online, que o WGSN mostrou quais principais macrotendências guiarão os desejos dos consumidores daqui mais de um ano. (Cliquem nas imagens e ficará maior)

360 Graus

Pensa-se na peça por todos os lados, inclusive costas e avesso, esta tendência coloca em primeiro plano a importância do corte, criando novos movimentos, seja por meio da utilização de tecidos de diferentes padrões, seja pela quantidade extra de tecidos colocados ao redor do corpo. Outra forte característica desse padrão é o corte esférico. Nos tecidos, prevalece o conceito de sustentabilidade com os tecidos artesanais.

Faux Real

Em uma realidade em que falsificações de artigos de luxo são cada vez mais frequentes, prevalece o jogo entre o verdadeiro e o falso, entre o caro e o barato. O movimento faux real (“falso real”, em português) brinca com essa possibilidade e aposta em acabamentos foscos, com couro emborrachado ou coberto por materiais sintéticos, e uma estética com característica de armadura, com silhuetas angulares e exageradas e tecidos tridimensionais. Valem também os tecidos que imitam pele e texturas animais.

Your Space

Em oposição ao luxo e aos excessos que marcaram os anos 1990, a tendência Your Space (“seu espaço”, em português) pretende simplificar e diminuir, apostando na funcionalidade para personalizar os produtos. Os tecidos são práticos, com bolsos e compartimentos que tornam as peças funcionais, e têm acabamentos limpos e elegantes. Vale apostar em partes intercambiáveis e múltiplos compartimentos. Nos tecidos, prevalece o conforto do algodão e do jérsei.

Agora é só aguardar e ver como essas macrotendências surgirão nas passarelas.

Beijinhos,

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s