Estudando moda

O post de hoje vai ser super útil para as meninas que querem cursar moda mas tem a cabeça cheeia de dúvidas que vão desde a grade curricular do curso até salário médio da profissão. Como eu recebi algumas perguntas sobre isso no formspring e muita gente me questiona sobre, decidi dar esse help aqui, não sou nenhuma expert, mas vou passar para vocês um pouquinho da minha experiência, quase como um diário de bordo, haha.

Meninas, princípio básico: Abandonem aquela imagem onde esse universo é puro glamour, onde você se relacionará somente com excelentes pessoas, irá frequentar as festas mais hypadas, sentará em sua mesinha e desenhará como louca onde todas a suas ideias serão aceitas . As carreiras da moda, assim como todas as outras por aí, exigem muito, mais MUITO estudo, muita leitura, dedicação, esforço, bom relacionamento e principalmente capacidade para ouvir “não”.  Partindo disso, vamos então aquelas dúvidas mais frequentes..

  • Quais matérias irei estudar durante o curso, tem muitos trabalhos práticos?

Bom, as matérias vão desde História da moda à Marketing. Algumas delas são, desenho de moda, modelagem, comunicação de moda, tecnologia têxtil, teoria da cor e forma, planejamento de coleção, desenho técnico entre outras. Todas elas tem projetos para serem entregues mas eu garanto, se você realmente gosta do que faz é muito bacana!

  • Para trabalhar como Estilista preciso saber desenhar?

Na realidade o que importa é você conseguir transmitir sua ideia para a criação da peça. Você não precisa ser um desenhista incrível, mas deve encontrar uma forma de expressar essa sua vontade. Se você desenha otimamente bem, excelente, esse será um grande diferencial seu no mercado, caso esse não seja o caso relaxe, hoje existem programas que podem auxiliar nesse aspecto. Eu confesso que desenhar nunca foi meu forte, e para mais sincera ainda, no início tinha medo das aulas de desenho  maaas, com o passar do curso essa matéria foi se tornando uma das mais legais. haha

  • Ok, depois de  fazer moda só posso ser estilista, fazer desfiles e coisas assim?

Não, as carreiras da moda são diversas e você poderá trabalhar por exemplo, como jornalista de moda, Stylist, produtor de moda, modelista, consultor de estilo..e o bacana é que durante o curso você conhece mais sobre essas profissões e encontra a que melhor combina com você. Eu entrei no curso louca para ser Estilista mas hoje, decidi cursar Publicidade para aprender ainda mais e trabalhar com o que eu gosto que é a área de comunicação de moda. No entanto, durante o curso tive a oportunidade de fazer um desfile em uma das  maiores semanas de moda do país, o Floripa Fashion, que me rendeu muita coisas boas..

  • Ainda sou nova, o que posso fazer para estudar moda e conhecer esse mundo desde já?

Essa é fácil, Leia! O interessante para ir conhecendo aos poucos esse universo é ler revistas, blogs de moda, que hoje são uma ferramente incrível de troca de infomação rápida,  com uma linguagem de fácil entendimento ( até porque se você for a uma livraria comprar loucamente livros da área possivelmente você terá dificuldades para entender certas terminologias) e desenhe, vá rabiscando suas ideias que isso no futuro vai lhe ajudar muito.

  • Tenho muita vontade de seguir nessa área mas tenho medo do retorno financeiro, quanto um estilista ganha em média?

Isso é muito relativo, o salário médio inicial pode variar entre R$1,5mil e R$2 mil mas tudo isso depende da área de atuação, empresa  e trabalhos adicionais.

  • Em geral,  tenho algumas dicas bem pessoais para quem quer seguir nessa carreira:

Primeiramente, descubra se realmente é isso que você quer, lembre-se que gostar de moda não é somente ler revistas e comprar loucamente. Procure saber mais sobre a profissão que você deseja seguir, converse com pessoas da área, se comunique. Durante o curso esteja sempre atenta as oportunidades, aceite aquele trabalho mesmo que não seja remunerado, nesse meio (e em qualquer outro)  network é sempre bem vindo e nada melhor do que aprender, conhecer pessoas, que no futuro, possivelmente sejam bons parceiros para negócios. E depois de concluir o curso, por favor, seja humilde. Não pense que da noite para o dia você virou Galliano ok?! Esteja aberto para todas as oportunidades que aparecerem, tenho amigas que trabalharam  (sem remuneração) de camareira no Floripa Fashion e segundo elas, foi uma experiência incrível!

 

8 Comentários

Arquivado em Uncategorized

8 Respostas para “Estudando moda

  1. carla

    post otimo, eu tinha as minhas duvidas sobre o futuro de estilista, em relação ao salario tbm, beijoooos linda.

  2. Não deverias dizer AS MENINAS que vão cursar moda!

  3. que croquis fofos!
    os meus são muito feios, sempre prefiri faze-los no corel hehehe!
    beijos

  4. sandro correa mariano

    Gostaria de saber se tenho chance de ser um estilista , pois desenho muito bem ,e ja apresentei meus desenhos a algumas costureiras e estilistas , e eles acharam muito bom.
    Será que tenho alguma chance ,pois não tenho curso de moda , entendo muito sobre o assunto , pois pesquiso bastante.
    Obrigado pelo espaço !

    • Olha, muitos estilistas não tem o curso de moda. Mas como eu disse é um grande diferencial, se você tem esse talento nato faça um curso na área, pode ser tecnico ou cursos de curta duração. Isso irá lhe ajudar na hora de conseguir trabalhos.
      Parabéns e boa sorte!
      Beijo.

  5. Renata

    Eu não sei que faculdade cursar ainda, mais de um tempo para cá, estava pensando en cursar moda, primeiramente nao sei nada sobre o assunto, so que tenho muita vontade de aprender. Tenho medo de fazer a escolha errada, eu tenho que saber desenhar e entender tudo sobre moda?

Deixe uma resposta

